Até o dia 21 de abril a festa do Divino Espírito Santo continua a tradição de levar de casa em casa a bandeira, coroa, cedro do Espírito Santo. A celebração centenária é composta por folia, novena, pré-novena. Este ano, está ainda na programação a XVIII edição do Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo.
A festa é organizada pela Igreja Católica e o Imperador que este ano é o estudante Carlos Savagé. Ele é o 151º imperador, tomou posse na festa de pentecostes do ano passado e disse o quanto tem sido emocionante viver esta experiência.
“Receber e sentir sua presença Espírito Santo em sua casa é muito intenso e paga qualquer sacrifício. Tem sido uma honra esses dias”, diz ele ressaltando o quanto tem sido importante a presença dos foliões.
“Eles (os foliões) se desdobram para levar as coroas, cedros e bandeiras à toda população e merecem ser exaltados, recebidos e louvados. É um trabalho de amor e fé”, ressalta.
Com início no domingo de Páscoa, a folia até esta terça-feira (2), a folia vai passar pelas ruas da Cidade de Goiás. Nesta segunda-feira (1º) vai percorrer as proximidades do Santa Bárbara e Alto Santana.
No próximo sábado e domingo seguirá para o Bacalhau, Areias e bairros circunvizinhos.
Nos dias 13 e 14 de abril, a folia vai seguir para Goiânia e nos dias 20 e 21 de abril será a vez do grupo chegar a Buenolândia, Colônia de Uvá, Caiçara e Faina.
Depois da folia, no dia 28 de abril, a Cidade de Goiás receberá pela primeira vez a VIII do Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo.
Entre os dias 1º e 9 de maio será realizado a pré-novena nas comunidades da cidade de Goiás e dos dias 10 a 18 de maio começam as novenas no Santuário do Rosário. E, nos últimos dias, a celebração será marcada por Serenata, Cavalgada, Procissão, levantamento de mastro e Jantar na Praça de Eventos.
Mas a festa só terminará no dia 19 de maio, no Domingo de Pentecostes, que vai ter alvorada na Casa do Imperador e de lá sairá uma Procissão até a Igreja, onde vai acontecer missa e sorteio dos novos festeiros. Já a noite acontecerá a procissão luminosa do Divino Espírito Santo.
Foto: Liemar Vidigal