A Associação Beneficente Santa Luzia Classe Operária realiza a partir desta quarta-feira (4), a Festa de Santa Luzia. Até o dia 13 de dezembro, a celebração contará com novenas, reza de terço e o tradicional leilão.
As novenas começarão nesta quarta-feira (4) e seguirão até o dia 12 de dezembro, às 19h. No dia 12 de dezembro, ao término da novena, vai acontecer a Benção da Água de Santa Luzia e, em seguida, acontecerá a saída da imagem da santa de sua sede, para o Santuário do Rosário.
No Dia de Santa Luzia, dia 13 de dezembro, a festa vai começar de manhã, com a reza do terço às 6h e missa às 9h, no Santuário do Rosário. Já ao final da festa, haverá uma procissão de traslado da Imagem de Nossa Senhora até à Sede Santa Luzia.
A programação retornará à noite, com santo terço designado aos operários e em proteção contra as enfermidades dos olhos, e, ao final, será realizado o leilão.
Estudos mostram que a Festa de Santa Luzia tenha suas origens no século XIX. “Nossa programação é um patrimônio imaterial da Cidade de Goiás. Uma festa que está na memória das pessoas, uma festa voltada à tradição de fé e onde ainda se canta em latim”, explica o presidente da Sede Santa Luzia, Adriano Alcântara.
Foto: Higor César Ferreira