Como tem mostrado os noticiários, as chuvas intensas têm causado alagamentos, transbordamentos e estragos em diversas regiões do estado, especialmente em Goiânia. Na Cidade de Goiás, embora já tenham ocorrido quedas de árvores, entre outros transtornos, a situação está mais controlada.
Os níveis da água do manancial, que na noite desta última terça-feira (14) quase alcançou a ponte nas proximidades do Mercado Municipal, continuam dentro da normalidade. Porém, de acordo com o gerente de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, há possibilidade de transbordamento do Rio Vermelho.
Conforme o gerente, o manancial enche muito rápido e, como a previsão é de mais chuvas para os próximos dias, é preciso ficar em alerta. “Estamos em contato sempre com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil da Cidade de Goiás, porque caso o volume aumente, precisamos tomar atitudes rápidas”, diz.
Em casos de tempestades, o Corpo de Bombeiros alerta que:
- Se estiver andando a pé, de bicicleta ou moto e a água estiver passando por cima do meio fio, não arrisque atravessar, você pode ser arrastado pela água, cair em bueiro ou buraco aberto pela chuva.
- Caso esteja em veículo, não arrisque atravessar em locais onde o nível da água está na metade da roda e evite as baixadas. Além do risco do motor parar, o carro pode ser arrastado pela água. Se estiver dentro do carro parado e o nível da água subir, acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193, gire a chave sem dar partida e abra os vidros, pois eles podem travar se a água atingir a bateria, solte os cintos de segurança e aguarde o socorro.
- Evite estacionar perto de árvores.
- Para evitar acidente com raios, não fique em locais abertos como campos de futebol ou próximo a árvores. Procure edificações ou fique dentro do carro, se o ambiente ao redor do veículo for seguro.
Vídeo: Reprodução Redes Sociais José Augusto Valadão