O Teatro São Joaquim e o Museu das Bandeiras vão receber, entre esta quarta-feira (10) e sábado (13), as atividades da “V Mostra Clandestina – Mulheres Água”. Trata-se de uma mostra feminista de cinema que vai contar com mais de 40 curtas-metragens produzidos por mulheres cis, trans e pessoas não-binárias na Sessão Araguaia – Competitiva de curtas.
Organizada por mulheres do Coletivo Clandestinas, formado principalmente por realizadoras locais, discentes e docentes do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Técnico Integrado em Áudio e Vídeo do Instituto Federal de Goiás da Cidade de Goiás–GO.
Em sua quinta edição, a programação contará, além de filmes, oficinas, exposição de banners, exibições de filmes e debates sobre a produção audiovisual feita por mulheres, com a participação de profissionais reconhecidas neste segmento.
A cineasta Adélia Sampaio, uma das mulheres negras pioneiras na direção e produção cinematográfica brasileira, será a homenageada desta edição, com algumas de suas produções exibidas na Sessão Fartura, além de mesa de conversa com realizadoras sobre seu trabalho e trajetória no audiovisual.
Diversas categorias serão premiadas, como Melhor Filme Júri Oficial e Melhor Filme Júri Popular; Melhor Filme Nascente (dedicado às diretoras iniciantes com até dois curtas-metragens ou um longa-metragem lançado); Melhor Filme Goiano (voltado para a premiação de mulheres que dirigem e produzem filmes no estado); bem como prêmios dedicados às áreas técnicas do audiovisual.
Nas noites de 10 a 12, teremos a exibição dos longas-metragens a partir das 19h30. Os longas exibidos serão: Amor Maldito de Adélia Sampaio na abertura (quarta-feira, 10 de abril), Diálogos com Ruth de Souza de Juliana Vicente (quinta, 11 de abril) e Na rédea curta de Glenda Nicário e Ary Rosa (sexta, 12 de abril).
Na noite do dia 13 de abril, sábado, teremos a premiação da sessão competitiva de curtas, seguida de mesa de Homenagem à Adélia Sampaio com as cineastas Juh Almeida, Naymare Azevedo e participação online de Edileuza Penha de Souza.
Mais informações sobre a V Mostra Clandestina podem ser encontradas no site oficial <mostraclandestina.com> e no perfil nas redes sociais @mostraclandestina.
Foto: Sul21/Guilherme Santos.