Cidades, Eventos, Música

Cidade de Goiás recebe Festival Diálogos Musicais

Com concertos e master classes, o evento será realizado entre os dias 16 a 19 de novembro, no Instituto Biapó e no Cine Teatro São Joaquim

REDAÇÃO

Master classes e concertos gratuitos com músicos de carreira nacional e internacional. Esta vai ser a tônica do Festival Diálogos Musicais, que visa incentivar e capacitar os músicos da cidade, além de contribuir para a preservação e divulgação da cena musical local. O evento será realizado entre os dias 16 a 19 de novembro, no Instituto Biapó e no Cine Teatro São Joaquim.

Serão cinco concertos que vão acontecer no Cine Teatro São Joaquim. A abertura vai contar com um concerto de David Castelo, às 19h30. Nos próximos três dias do festival, vão se apresentar nomes como: Felipe Valoz e Andréa Luísa Teixeira e Chico Chagas. (veja programação abaixo).

Os mesmos músicos vão realizar oficinas no Instituto Biapó que serão de: flauta doce, piano, acordeon e violão. De acordo com a coordenadora geral e diretora artística do festival, Andréa Teixeira, a intenção do evento é proporcionar mais conhecimento a músicos em formação.

“Queremos possibilitar aos músicos interessados em aprimorar seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades, um ambiente de aprendizado especializado, onde possam obter orientação direta de músicos experientes”, explica.

Levando o caráter social que o Instituto Biapó mantém, serão oferecidas quatro bolsas referentes à hospedagem, duas para homens e duas para mulheres. Os bolsistas deverão custear outras despesas, como transporte e alimentação.

Inscrições

Para a inscrição do bolsista para master class, o aluno deve preencher formulário através do link que será divulgado no perfil do Instagram do eveto (@festivaldialogosmusicais), e enviar um link de duas músicas em vídeo para o e-mail festivaldialogosmusicais@gmail.com.

Para os concertos, não será necessário inscrição prévia ou aquisição de ingressos. O teatro estará aberto 30 min antes de cada concerto e as portas do teatro serão fechadas de acordo com sua lotação ou início do concerto.

Apoios

O Festival foi contemplado pelo Edital de Fomento aos Festivais e Eventos do Fundo de Arte e Cultura do Governo do Estado de Goiás e Secretaria de Cultura e conta com o apoio da Prefeitura da Cidade de Goiás, Secretaria Municipal de Cultura, Rádio Nova Fogaréu e Cine Teatro Sâo Joaquim.

Programação Master classes – Instituto Biapó:

  • Dia 17 das 9 às 12h – Flauta doce com David Castelo
  • Dia 17 das 15 às 18h – Piano com Andréa Teixeira
  • Dia 18 das 9 às 12h – Acordeon com Chico Chagas
  • Dia 18 das 15 às 18h – Violão com Felipe Valoz

Programação Concertos – Teatro São Joaquim:

  • Dia 16 de novembro: Abertura do Festival e Concerto com David Castelo às 19:30h.
  • Dia 17 de novembro: Concerto com Felipe Valoz e participação especial de Andréa Luísa Teixeira às 20h
  • Dia 18 de novembro: Concerto com Chico Chagas às 20h
  • Dia 19 de novembro. Concerto de encerramento com todos os professores do Festival: Andréa Luísa Teixeira, Chico Chagas, David Castelo e Felipe Valoz às 11h

Músicos e professores

CHICO CHAGAS (Acordeon, teclado e piano)

Chico é licenciado em música e pós-graduado em Educação. No Brasil já tocou e gravou com grandes nomes como: Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alceu Valença.

Foi jurado no Prêmio Internazionale Della Fisarmonica, o mais famoso festival de acordeon do mundo, na Itália.

DAVID CASTELO (flauta)

Atuou em concertos pelo Brasil, Argentina, Portugal, Holanda e Estados Unidos. É professor da UFG e atua na criação, implementação e divulgação de projetos e produtos culturais para instituições como o Centro Cultural Banco do Brasil, Fundação Social Raimundo Fagner e Yamaha Musical do Brasil

FELIPE  VALOZ (violão)

O compositor, musicólogo e violonista goiano é Mestre em Musicologia e Doutor em Literatura Comparada. Como músico violonista atua como intérprete solista e camerista.

ANDRÉA LUÍSA TEIXEIRA (piano)

Doutoranda em Ciências Musicais e Mestre em Musicologia. Divulga a música brasileira há 25 anos em países da Europa, Américas e Ásia. Idealizadora do Projeto Sons do Cerrado. É pianista e pesquisadora da EMAC-UFG desde 1993.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *