Após a confirmação de casos de febre amarela em macacos no estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza a Semana de Vacinação contra a Febre Amarela, que incentiva os municípios goianos a mobilizarem a população para ampliar a cobertura vacinal.
Na cidade de Goiás, a campanha segue até a próxima sexta-feira (3) e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 11h e das 13h às 17h. A UBS Tasso de Camargo, no Setor Aeroporto, terá atendimento em horário estendido nesta quarta-feira (1º), das 17h às 20h.
Podem se vacinar moradores que ainda não receberam a dose contra a febre amarela. A imunização deve ser aplicada aos 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos. A partir dos 5 anos de idade, é indicada dose única.
A campanha acontece em meio à confirmação de casos da doença em macacos. Segundo a SES, em 2024 foram registrados até agora cinco casos: dois em Abadia de Goiás, um em Goiânia, um em Guapó e um em Firminópolis. Há ainda um caso em investigação no zoológico de Goiânia.
Atualmente, a cobertura vacinal contra a febre amarela é de 71,66% em Goiás e 73,11% no Brasil, índices considerados baixos pelo Ministério da Saúde.
Macacos mortos
Transmitido por mosquitos, o vírus da febre amarela pode infectar tanto macacos quanto seres humanos. A SES reforça que, além de manter a vacinação em dia, a população deve seguir o protocolo adequado ao encontrar macacos mortos ou doentes.
Nesses casos, é necessário comunicar imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde. Também é possível notificar por meio do aplicativo SissGeo, disponível para smartphones: basta fotografar o animal e enviar pelo app.
Outra alternativa é acionar a Vigilância Sanitária pelo WhatsApp (62) 9496-7688, em contato com Keismer Pereira.