Notícias

Cidade de Goiás já tem mais de um caso de dengue por dia este ano

De acordo com o diretor de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Weder de Bastos, no mês de janeiro a Cidade de Goiás já confirmou 38 casos da doença, o que representa mais de um caso de dengue por dia. O número preocupa as autoridades, já que, segundo o diretor, durante todo o ano passado foram registrados 140 casos da doença.

Uma das maiores preocupações do diretor é a circulação da dengue Tipo 3 pelo Brasil, que já foi detectada na Cidade de Goiás por volta de 2006. É importante lembrar que os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos da dengue dos tipos 1 e 2. Porém, como muitas pessoas já tiveram os tipos 1 e 2, ao contrair o tipo 3, podem desenvolver uma forma grave da doença.

Para fazer a contenção de locais que possam servir como criadouro do mosquito e incentivar a população a fazer a sua parte na limpeza de seus quintais, nesta quinta-feira (1), começa o manejo ambiental, no setor Tempo Novo.

Neste procedimento, serão entregues em todas as casas sacos plásticos para que os moradores retirem tudo que acumule água em sua residência e coloquem na porta de casa. “A Secretaria de Obras fará a retirada desses objetos”, explica o diretor.

“Estamos com o tempo propício para a proliferação do mosquito, porque está muito quente e chuvoso. Nessas condições, o mosquito se torna mais ativo. O mosquito vive em torno de 45 dias e faz três reproduções. Eles podem gerar de 60 a 200 ovos em cada reprodução, e uma fêmea contaminada pode ter ovos contaminados”, explica.

O diretor disse que vale ressaltar ainda que 75% dos casos de dengue no país estão dentro das casas. “Vamos todos fazer nossa parte desta luta contra a dengue”, orienta o diretor de vigilância em saúde Weder de Bastos.

Foto: Agencia Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *