A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que inclui a Festa do Marco Zero no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. De autoria do deputado Wagner Camargo Neto, a proposta foi aprovada na última quinta-feira (4). O distrito celebrará seus 300 anos em 2026.
A Festa do Marco Zero homenageia a lei sancionada em 2023, de autoria do deputado Lucas Calil, que tombou o conjunto histórico do Marco Zero de Goiás. A partir dessa medida, Buenolândia passou a integrar oficialmente o patrimônio histórico-cultural do Estado.
A celebração reforça a importância do distrito como referência cultural. A proposta atendeu a um pedido de Natanael Rosa Santos e Gomes (Nael Marco Zero), presidente da Associação de Moradores de Buenolândia e organizador geral do evento.
O distrito de Buenolândia é considerado o Marco Zero de Goiás. O local guarda a memória da chegada de Bartolomeu Bueno da Silva, o Moço, que em 1726 fundou o primeiro povoado goiano, o Arraial da Barra, situado na junção dos rios Vermelho e Bugre.
Foto: Reprodução/Facebook