Devido à presença de bloqueio atmosférico, os últimos dias foram de temperaturas altas e tempo estável na cidade de Goiás. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, as temperaturas máximas na região do município ficaram em torno de 38°C.
Porém, segundo o gerente, a partir desta quarta-feira (29), o avanço de uma frente fria irá favorecer a formação de tempestades, que poderão vir acompanhadas por rajadas de vento e, eventualmente, por granizo.
“As tempestades acontecem porque a massa fria se choca com ar quente e podem favorecer a formação de nuvens de chuva, que podem evoluir para nuvens de tempestades, as famosas cumulonimbus. Se o pessoal olhou para o céu e viu uma nuvem muito escura, pode esperar tempestades”, diz André Amorim.
Ainda de acordo com André Amorim, apesar das chuvas eventuais, o estado ainda está em período de estiagem, mas a situação está prestes a mudar. “Ao entrar novembro, a tendência é que teremos uma sequência de dias com chuvas e quando elas ficarem mais frequentes, as temperaturas ficarão mais amenas”, explica.
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil



