Eventos, Notícias

Acontece nesta quarta-feira (16) o já tradicional Fogareuzinho. A iniciativa foi criada há 26 anos

Nesta quarta-feira (16) é realizada a famosa Procissão do Fogaréu. Porém, também acontece o já tradicional Fogareuzinho. O projeto da Escola Letras de Alfenim – COOPECIGO, que foi idealizado em 1999, reúne crianças, que realizam uma reprodução do icônico evento. 

O percurso desse projeto de Educação Patrimonial inicia na praça Brasil Caiado (Praça do Chafariz), passando pela rua da antiga sede da Escola, percorrendo toda Praça do Coreto, terminando no Chafariz de Cauda, onde alguns farricocos encenam a prisão de Cristo. 

Os alunos fazem tudo: tocam na fanfarra, se vestem de farricoco e só as tochas são de brinquedo, claro. Como na procissão original, o ponto alto da encenação se configura quando uma criança da escola, vestida com a túnica de farricoco branca e com uma faixa vermelha amarrada na cintura, segura o estandarte (a réplica da pintura de José Joaquim da Veiga Valle com a imagem de Jesus Cristo) e, ao som do clarinete tocado por outro farricoco, apresenta a imagem de Jesus Cristo a todos os presentes.

Foto: Patrícia Mousinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *