Artigos, Crônicas e Poesias, Cidades, Eventos, Notícias

Festa da literatura; a história em imagens

Escritora Micheliny Verunschk, vencedora do Prêmio Jabuti, será um dos destaques do I Festival Literário Itinerante

ALEX PEREIRA

Homenagem à Cora Coralina e presença de nome nacional da literatura. Assim será a primeira edição do  I Festival Literário Itinerante, que será realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, no  espaço cultural Bibliofuscoteca, na Cidade de Goiás

Vale lembrar que a Bibliofuscoteca é uma biblioteca/livraria itinerante montada em um fusca 1970 que está estacionado no Mercado Municipal da Cidade de Goiás. Lá vão acontecer palestras e rodas de conversa.

O evento reunirá escritores e artistas goianos e contará com uma atração nacional: a escritora Micheliny Verunschk, vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário em 2022.

Micheliny Verunschk vai abrir o festival, no dia 10, com uma mesa que será mediada por Helissa Soares. O tema da conversa vai ser o romance “O Som do Rugido da Onça”, no qual, embebido de lirismo, a autora joga luz sobre a história de duas crianças indígenas raptadas no Brasil do século XIX. Foi com essa obra que a escritora ganhou o Prêmio Jabuti.

Outros nomes importantes da literatura goiana, vão estar na programação do festival, a exemplo da escritora Larissa Mundim, autora dos livros “Sem Palavras” (2013, com coautoria de Valentina Prado), “Agora eu te amo” (2014), “Operação Kamikaze” (2015), “faz rs”(2016) e “Prepiscianas – vol. 1”, que tem coautoria de Carol Schmid. Fundadora da NegaLilu Editora.

Em homenagem à Cora Coralina, o festival vai possibilitar uma mesa com as vilaboenses: Goiandira Ortiz, Marlene Velasco e Ebe Maria. Outro destaque será um sarau de poesia, que vai acontecer no Latino América, na Praça do Coreto, com a presença dos jovens talentos da literatura: Wallacy Neto, Helena Di Lorenza e Baale.

 

Veja a programação

Dia 10/11

Mesa 1: O Som do Rugido da Onça: A poesia e a prosa de Micheliny Verunschk  – Com a escritora  Micheliny Verunschk – Mediadora Helissa Soares (Mercado Municipal).

 

Dia 11 /11

10h – Mesa 2 – Autora Homenageada – Cora Coralina e a Cidade de Goiás, com: Goiandira Ortiz, Marlene Velasco e Ebe Maria (Mercado Municipal)

15h – Mesa 3 –  Autores Goianos – A literatura goiana recente, com:  Tarsila Couto de Brito, Divino Damasceno, Divina Paiva (Mercado Municipal)

19h – Apresentação dos poetas e palco aberto, com: Helena di Lorenza, Walacy Neto e Baale (Latino América na Praça do Coreto)

Dia 12/11

10h – Mesa 4 – Encerramento – A produção e a Circulação Literária em Goiás, com: Thaise Monteiro, Larissa Mundim e Mazinho de Souza

Biblioteca (Mercado Municipal)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *