Eventos, Notícias

União mergulhará no universo dos desenhos animados em desfile que promete ser grandioso

A escola mais antiga e vitoriosa do carnaval vilaboense, a Associação Atlética União Goyana, está literalmente de brincadeira na folia deste ano. Isso porque o tema escolhido para o desfile de 2026 é “Era uma vez no coração da União: Um Mundo Mágico e Animado”, que mergulha no universo infantil e dos desenhos animados com o objetivo de conquistar mais um título do carnaval da cidade de Goiás.

Com cerca de 600 integrantes, 15 alas e 5 carros alegóricos, a escola centenária pretende resgatar as cores em um mundo inicialmente “monocromático”. De acordo com o carnavalesco Ataniel Souza, o desfile contará uma história em que artistas, compositores e sonhadores se unem para recuperar a magia dos contos de fadas e dos heróis dos desenhos animados.

“Em um pequeno barracão, um grupo decide que é hora de trazer a alegria de volta, transformando o asfalto em um grande palco para reescrever essa história. O mundo real se mistura com a fantasia, e os personagens que nos acompanharam desde a infância se unem em um desfile de cores, música e emoção”, adianta o carnavalesco.

“Queremos resgatar a alegria ingênua dos carnavais antigos por meio da magia dos desenhos animados”, explica o presidente da escola e mestre de bateria, Jorge Luiz.

Empenho
A União entra na avenida com o objetivo claro de recuperar o título de campeã do carnaval vilaboense. Após conquistar oito vitórias consecutivas, a escola ficou em segundo lugar no ano passado. “Estamos trabalhando há mais de três meses para realizar um desfile grandioso”, afirma Jorge.

O trabalho é intenso para colocar em prática as ideias do “cérebro” da União, Ataniel Souza, responsável pelo enredo e pelo desenho das fantasias, que são confeccionadas por uma equipe de cerca de 20 artesãos carnavalescos. “Também fiz um curso de escultura e agora estou produzindo todas as esculturas e alegorias da escola”, destaca o carnavalesco.

Museu do Carnaval
A escola, que nasceu como time de futebol e ao longo dos anos se enveredou pelo samba, foi fundada oficialmente em 1924, segundo registros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na cidade de Goiás.

“Mas há relatos de que a associação já funcionava antes do registro em cartório. Então é provável que tenha bem mais de cem anos”, conclui Jorge.

O presidente conta ainda que seu avô foi o fundador da associação, que teve entre suas dirigentes a famosa Madalena, sua tia, personagem marcante da história da União. Tanto no carnaval quanto no futebol, a agremiação construiu uma trajetória de destaque. “Após a transferência da capital, muitos jogadores do União foram atuar no Goiânia, que estava sendo fundado”, relembra.

Com tantos anos de história nos campos e na avenida, Jorge revela que pretende construir, no galpão da União, localizado na Rua 15, um Museu do Carnaval da cidade de Goiás. O espaço deverá contar a história da escola e revelar os bastidores do trabalho intenso que antecede a maior festa popular do país.

Foto: Prefeitura da Cidade de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *