A histórica cidade de Goiás se prepara para receber a abertura da temporada 2026 do aclamado projeto “Goiás, Cidade Musical”. Neste sábado, 3 de janeiro, sob o encanto da lua cheia, a comunidade e os visitantes terão uma noite inesquecível, marcada pela tradicional Serenata e pela primeira edição da série “Diálogos Musicais”, que contará com a presença do extraordinário músico Chico Chagas.
O projeto “Goiás, Cidade Musical” é uma iniciativa que celebra a rica herança artística da cidade, promovendo a música como elo entre o passado e o presente. A série “Diálogos Musicais”, parte integrante dessa proposta, é realizada pelo Instituto Biapó, Sesc e Museu Casa de Cora, contando com o apoio fundamental da Rádio Nova Fogaréu.
Diálogos Musicais: Arte e Conforto com Chico Chagas
Com curadoria da musicista Andréa Teixeira, a primeira edição de “Diálogos Musicais” em 2026 acontecerá em dois momentos distintos, levando a arte a diferentes públicos. Às 17h, o Hospital São Pedro D’Alcântara receberá a música de Chico Chagas, proporcionando conforto e bem-estar aos pacientes. Mais tarde, às 21h30, o Instituto Biapó abrirá suas portas ao público para um concerto imperdível com o artista.
Chico Chagas: Uma Trajetória Musical Brilhante
Natural de Rio Branco, Acre, Chico Chagas é um acordeonista, tecladista e pianista com mais de três décadas de carreira e uma paixão musical hereditária. Sua formação inclui licenciatura em música pela FAMES e pós-graduação em gestão de projetos musicais e regência orquestral. Chico aprofundou-se em harmonia e piano popular/jazz no Brasil e estudou acordeon clássico na Europa, onde foi convidado a escrever um livro sobre Acordeon Latin Jazz pela Royal Academy of Music. Atualmente, é mestrando na UniRio, pesquisando o acordeon popular brasileiro.
Sua vasta experiência inclui colaborações com ícones da música brasileira como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Elza Soares, além de ter composições gravadas por Paulo Moura e Naná Vasconcelos. Reconhecido internacionalmente, Chico Chagas foi vencedor do Kaunas Jazz Festival na Lituânia, eleito duas vezes o melhor jazz player do Reino Unido e presidiu bancas no prestigiado PIF (Premio Internazionale della Fisarmonica).
Recentemente, contribuiu para o álbum ‘Pasieros’ do Boca Livre com Rubén Bládes, vencedor do Grammy Americano de Melhor Álbum Pop Latino em 2023.
Serenata “Um Luar, Um Violão, Uma Serenata” Ilumina as Ruas Históricas
Complementando a abertura da temporada, a tradicional Serenata “Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”, com curadoria de Marlene Velasco, promete envolver as ruas históricas da cidade em magia. A partir das 23h, a concentração para a saída do grupo acontecerá no Largo do Rosário. Com um repertório de clássicos do cancioneiro popular, os músicos percorrerão o Centro Histórico da cidade, Patrimônio Mundial, sob a luz da lua cheia. A Serenata é um convite a um percurso musical que conecta o passado e o presente, valorizando a identidade cultural goiana.
Calendário 2026: Música o Ano Inteiro
Para que ninguém perca os próximos encontros, confira o calendário completo de 2026 para a Serenata e os Diálogos Musicais:
3 de JANEIRO
7 de FEVEREIRO
7 de MARÇO
4 de ABRIL
2 de MAIO
27 de JUNHO
25 de JULHO
29 de AGOSTO
26 de SETEMBRO
24 de OUTUBRO
21 de NOVEMBRO
19 de DEZEMBRO




