A Universidade Federal de Goiás (UFG) comemora nesta semana seus 65 anos. Por isso, uma programação vasta está acontecendo nos campus da instituição.
E o UFG – Campus Goiás também fará parte dessa programação com o concerto da Sinfônica UFG. O evento acontecerá nesta terça-feira (9), às 20h, no Santuário Nossa Senhora do Rosário. A entrada é gratuita.
A orquestra, vinculada à Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) e fundada pelo maestro Alexandre Muratori, tem o intuito de integrar a comunidade e a universidade e trará um repertório que inclui peças da Europa, América Latina e Brasil.
A Sinfônica UFG é formada por dois grandes grupos: a Orquestra Sinfônica e o Coro Sinfônico. São 142 integrantes, sendo 76 instrumentistas, 48 cantores e 18 auxiliares. Os músicos são estudantes da universidade, egressos e convidados, que recebem uma bolsa pela participação no projeto.
O Campus Goiás possui uma história peculiar no âmbito da UFG. No ano de 2009, foi criado o Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) na cidade de Goiás, mas a história da educação superior em terras vilaboenses remonta ao ano de 1898, época em que a antiga capital da província de Goyaz recebeu o 6º curso de Direito do país, dando, posteriormente, origem à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. Com a transferência da capital do Estado em 1937, a Faculdade de Direito passou a funcionar em Goiânia. Importante ressaltar também que, ao final do século XIX, existia na cidade de Goiás a Faculdade de Farmácia e Odontologia.
Um século depois, no ano de 1989, foi assinado um convênio entre a Prefeitura da cidade de Goiás e a UFG para que, em 1990, começasse a funcionar, na antiga capital do Estado, uma extensão da Faculdade de Direito de Goiânia.
Foto: Carlos Siqueira/Secom UFG



