Com o intuito de celebrar a alegria e a renovação que as crianças trazem, neste sábado (27), a partir das 16h, será realizada a Festa de São Cosme e Damião na Rua do Capim. A celebração contará com gincanas, pula-pula, distribuição de doces, pipoca e partilha de bolo.
O evento acontece em um beco onde não circulam carros, nas proximidades da Rua e da Praça Conceição, popularmente conhecida como Rua do Capim.
Segundo uma das organizadoras, Nayara Carvalho, a festa teve início em 2014 por iniciativa de sua tia, Antônia Carvalho, conhecida como Tia Tonha, que faleceu recentemente.
“Para não deixar essa tradição acabar, minha tia Indiara e nossa família demos continuidade à celebração, que ao longo dos anos cresceu. Atualmente, a festa atrai cerca de 500 crianças”, conta Nayara.
Origem
São Cosme e São Damião são santos populares no Brasil. Na Igreja Católica, a festa é celebrada no dia 26, enquanto a tradição popular e as religiões de matriz africana costumam comemorar no dia 27.
Irmãos gêmeos e médicos que viveram no século III, São Cosme e Damião são venerados pela Igreja Católica como padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Eles estão associados às crianças porque atendiam sem cobrar pelos serviços e ofereciam doces para confortá-las.
No Brasil, por meio do sincretismo religioso, os santos foram associados aos Ibejis — orixás da infância nas religiões de matriz africana —, reforçando a tradição da distribuição de doces e a proteção dos pequenos nessa data.