Setembro também é mês de celebrar São Cosme e São Damião. Na Igreja Católica, a festa acontece no dia 26, já nas religiões de matriz africana, no dia 27. Para homenagear os santos, devotos em todo o Brasil mantêm a tradição de distribuir doces às crianças.
Na cidade de Goiás, o professor Rafael Lino mantém esse costume há quase dez anos. Ele arrecada guloseimas, organiza cuidadosamente em saquinhos e faz a distribuição nos bairros da cidade, sempre no dia 27 de setembro, a partir das 10h. Este ano, os doces serão entregues no Tempo Novo, Barreirinho das Pombas, Papyrus e Alto Santana.
A ação, que começou de forma tímida, hoje mobiliza grande quantidade de doações, a ponto de ser necessário o uso de duas caminhonetes e um carro para acomodar todos os pacotes. “Muitas crianças ficam nos esperando nas ruas”, relata o professor.
Para manter a tradição viva, Rafael conta com a solidariedade dos vilaboenses. As doações podem incluir guloseimas como balas, achocolatados, suspiros, maria-mole, refrigerante caçulinha, entre outros.
“São Cosme e São Damião evocam a pureza em um mundo que discute a adultização da infância. Com esse ato, católicos, ortodoxos e seguidores de religiões de matriz africana ressaltam o lado lúdico e alegre que deve marcar essa fase da vida”, explica Rafael.
As doações podem ser entregues na casa do professor, localizada na Praça do Moreira, nº 28. Também é possível colaborar financeiramente:
- Rafael Lino Rosa
- Caixa Econômica Federal
- Agência: 1238
- Conta Poupança: 000782378629-0
- CPF: 819.907.401-97
- PIX: 81990740197