De acordo com comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de Covid-19 voltaram a ser registrados na cidade de Goiás. Há cerca de três meses não havia diagnósticos da doença no município, mas neste mês os registros voltaram a aparecer.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Keismer Pereira, do início do mês até esta sexta-feira (19) foram confirmados 21 casos de Covid-19 no município.
“Este número não é considerado muito alto. Porém, com o aumento dos casos em todo o estado, é preciso ficar em alerta e manter a vacinação em dia”, orienta.
A diretora reforça que o esquema vacinal da Covid-19 é voltado aos grupos prioritários:
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência
- Pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos
- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas privadas de liberdade
- População em situação de rua
“Para crianças de 6 meses a 5 anos, a vacina entra como dose de rotina. Já para o restante da população, quem já recebeu alguma dose não terá novas aplicações no momento”, detalha Keismer.
A vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Também é possível realizar a testagem a partir do terceiro dia de sintomas — como coriza, febre, dor de garganta e dor de cabeça. Os testes podem ser feitos nas UBSs e no Laboratório Xingu, nos mesmos horários de funcionamento.
Em caso de sintomas gripais, a Secretaria de Saúde recomenda o uso de máscara e a manutenção do isolamento de pelo menos 1 metro em relação às outras pessoas.