Notícias

Procissões do Fogaréu de diversas partes do Brasil ganham as ruas da cidade de Goiás neste sábado (13), dentro da programação da Semana Veiga Valle. Veja o que acontece no evento

Procissões do Fogaréu de diferentes localidades do país irão realizar um cortejo pelas ruas da cidade de Goiás neste sábado (13). A concentração será às 23h30, em frente ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte. O cortejo integra o 1º Encontro Nacional de Procissões do Fogaréu.

Participam do encontro 16 cidades brasileiras. De Goiás, estão presentes Rio Verde, Morrinhos, Santa Helena de Goiás, Caldas Novas e Niquelândia. Do Rio de Janeiro, Cabo Frio, Santo Antônio de Pádua, Petrópolis e Miracema; de Mato Grosso, Barra do Garças e Torixoréu; de São Paulo, Guarulhos; da Bahia, Cícero Dantas; e do Maranhão, Caxias e Nina Rodrigues.

No cortejo, as comitivas das cidades visitantes, acompanhadas de seus farricocos, seguirão à frente. Em seguida, os 60 farricocos da cidade de Goiás ganharão novamente as ruas do centro histórico.

Da porta do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, o cortejo seguirá pela Rua Moretti Foggia (Rua do Encontro), em direção ao Santuário do Rosário, onde não haverá a tradicional encenação da Santa Ceia.

Em seguida, a procissão se dirigirá à Igreja São Francisco de Paula, que durante a Semana Santa representa o Monte das Oliveiras. Neste momento, não haverá a encenação da prisão de Cristo, mas sim uma apresentação artística com Marcos Jardim, Andréa Teixeira e Ana Rita Ludovico, que interpretarão as canções Noites Goianas, Baladas Goianas e Sempre no Coração.

O Encontro Nacional de Procissões do Fogaréu integra a programação da Semana Veiga Valle, que celebra os 219 anos de nascimento de Veiga Valle, além dos 60 anos da OVAT e os 280 anos da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.

A programação do fim de semana inclui ainda missas com cantos de motetos e uma celebração com a presença do Coro e da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

📷 Foto: Hegon Corrêa e Júnior Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *