Eventos, Notícias

Há 219 anos nasceu Veiga Valle, mestre da arte sacra. Para celebrar seu legado começa hoje a Semana Veiga Valle

Há exatos 219 anos, nasceu o escultor e dourador Veiga Valle, considerado um dos maiores artistas do Estado e do Brasil. Sensível e talentoso, ele contribuiu para consolidar a cidade de Goiás como berço da cultura goiana.

Nascido em Pirenópolis (então Meia Ponte), atuou como vereador, juiz municipal e major da Guarda Nacional, até mudar-se para a cidade de Goiás em 1841, ano em que se casou com Joaquina Porfíria Jardim, filha do então governador.

Na antiga capital, trabalhou na douração de altares e, posteriormente, dedicou-se às esculturas sacras, vendidas para diversas igrejas e irmandades de Goiás e de outras regiões do Brasil.

Após sua morte, Veiga Valle caiu no esquecimento, mas, a partir da década de 1940, sua obra passou a ser estudada e catalogada. Parte de sua produção está hoje no Museu da Boa Morte. Um aspecto peculiar de suas peças é que, apesar de sua época, não aderiu ao estilo neoclássico, mas permaneceu no barroco, provavelmente em razão do isolamento cultural da província.

Semana Veiga Valle

Para celebrar seu legado, tem início nesta terça-feira (9) a 2ª Semana Veiga Valle. A programação deste ano também comemora os 60 anos da OVAT e os 280 anos da Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, com uma agenda intensa de atividades.

Entre os destaques está o 1º Encontro das Procissões do Fogaréu, reunindo representantes de diversas localidades que, inspiradas pela tradição vilaboense, também realizam a procissão. O evento contará com um cortejo de farricocos da cidade de Goiás e de outros municípios.

A programação inclui ainda palestras, oficinas em escolas sobre a vida e obra de Veiga Valle, exposições fotográficas, alvorada, missas de ação de graças com canto dos motetos e a participação de músicos do Coro e da Orquestra Sinfônica de Goiânia, que interpretarão composições do maestro Fernando Cupertino.

Outro destaque é a exposição da fotógrafa Karina Carvalho, “O Sagrado na Forma e na Cor”, que reúne registros autorais de obras de Veiga Valle, Aleijadinho e Mestre Ataíde.

Também será realizada a entrega da Medalha Veiga Valle, condecoração que homenageia personalidades e instituições ligadas à preservação do patrimônio cultural.

📷 Foto: Karina Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *