Notícias

Secult lança livro de colorir comemorativo pelos 300 anos da cidade de Goiás

Uma aventura educativa e divertida pela cidade de Goiás: esse é o convite da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) à criançada goiana, por meio do livro de colorir Goiás de Todas as Cores. A obra foi desenvolvida como parte das homenagens pelos 300 anos da antiga capital do estado, que serão celebrados em 2027.

O lançamento aconteceu durante as comemorações do aniversário da cidade deste ano, no dia 28 de julho, no Colégio Tecnológico Goiandira Ayres do Couto (Cotec – unidade da cidade de Goiás), com direito à representação dos personagens do livro.

Exemplares impressos estão disponíveis no Cotec, no Palácio Conde dos Arcos e, em Goiânia, na Gibiteca Jorge Braga. A versão digital pode ser baixada gratuitamente no site da Secult (goias.gov.br/cultura).

As ilustrações levam os pequenos leitores a uma viagem pela antiga Vila Boa, com paradas em locais emblemáticos da cidade, como o Palácio Conde dos Arcos, a Igreja do Rosário e o Cine Teatro São Joaquim, além dos tradicionais casarões e ruas de pedra. Os personagens, Aninha e Chico, também apresentam manifestações culturais como as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu, além de delícias típicas da região, como o empadão goiano e o famoso sorvete do Coreto.

“A história da cidade de Goiás e do nosso estado precisa ser preservada, e uma das formas de garantir isso é repassando-a às novas gerações. O livro de colorir é uma excelente maneira de fazer essa apresentação às crianças, porque é lúdico, interativo e divertido. Eu aposto que até os adultos vão querer pintar!”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

Construção

O livro foi ilustrado, diagramado e revisado pela equipe da Comunicação Setorial da Secult Goiás. Responsável pela concepção e ilustrações, Alessandra Sousa conta que o processo de criação durou cerca de dois meses, e um dos principais desafios foi selecionar os elementos que seriam representados na publicação.

“Nós também tivemos que decidir as características de cada um dos personagens. Queríamos retratar bem a população local. Então, escolhemos uma menina super inteligente, muito bonita, com cabelo enrolado e preta, e um menino com cabelo mais claro, bem sapeca”, detalha.

A partir dessas escolhas, foi criado o roteiro seguido por Aninha e Chico, que percorrem a cidade e até encontram a poetisa Cora Coralina, que aparece lendo um livro para os amiguinhos.

Foto: Karina Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *