A Cidade de Goiás recebe, neste sábado (17), o Projeto Cultural “Terras da Santa”, em edição extraordinária no Instituto Biapó. A programação começará às 9h, com o lançamento do livro “Terras da Santa” e roda de conversa.
O livro “Terras da Santa” foi organizado pela Profa. Dra. Luciana Helena Alves da Silva, com colaboração dos pesquisadores Nayara Cristina Gonçalves Silva, Eliézer Carvalho França, Gabriel Aires Peixoto de Lima, José William Pinto de Azevêdo, Larissa Miranda Martins e Luciana Helena Alves da Silva.
A obra retrata, por meio de expressões artísticas, a ancestralidade e os modos de vida do Arraial da Barra, destacando a história e a cultura da região.
Após o lançamento, às 10h, acontecerá a roda de conversa “Entra pra dentro”, que propõe uma reflexão sobre a simplificação do habitar e a arquitetura vernacular dos arraiais mineradores do período colonial.
O debate conta com a participação dos coautores do livro egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG Câmpus Goiás e a orientadora Profª Dra. Luciana Helena Alves da Silva, Clarice Cardoso Leite Silva (ex presidente da associação dos moradores do distrito de Buenolândia e mulher aroeira), o arquiteto Davi Finotti (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás CAU/GO), Renata Galvão (coordenadora do ETEC iphan/GO) e o presidente da EFAGO, Douneto Ribeiro.
A exposição “Casa Sertaneja Goiana”, que segue até o dia 08 de junho, apresenta um recorte sobre a vivência e o patrimônio rural goiano por meio de diversas linguagens artísticas, como fotografia, poesia, têxtil, cartografia e pintura. A curadoria de Thais de Freitas e o apoio da exposição são assinados pelo Prof. Dr. Diogo Isao Santos Sakai, a produtora Nay Araújo e o editorial de Ângela Francischini de Moraes.
O Projeto Cultural “Terras da Santa” busca valorizar e preservar as memórias e tradições do sertão goiano, promovendo a cultura local por meio de experiências sensoriais e debates acadêmicos. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Serviço
Evento: Projeto Cultural “Terras da Santa” – edição extraordinária
Local: Instituto Biapó, Rua Dom Cândido Penso, 25 – Goiás/GO – Clique aqui!
Data: De 17 de maio a 08 de junho de 2025
Horário: de terça à sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h e aos domingos das 9h às 12h.
Entrada gratuita.