A estreia do concurso Foto Fogaréu 2025 foi bem sucedida. Conforme os organizadores da ação, o Instituto Biapó e o Museu Casa de Cora, foram mais de 250 fotografias inscritas de pessoas de diversas regiões do país, como: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Bahia, Distrito Federal e até uma do exterior.
O resultado será divulgado no dia 26 de abril e o júri analisa as imagens. Porém, os organizadores ressaltam que já se pode afirmar que a qualidade é impressionante.
“A qualidade das fotos atesta que o uso do celular para registrar os momentos vividos já se tornou hábito da população em geral. E como resultado, fez as pessoas aprimorarem o olhar”, diz o curador do Instituto Biapó, PX Silveira.
Ainda segundo ele, os enquadramentos, jogos de luzes e cores enriqueceram as fotos que as fizeram dignas de publicação. “Devido à qualidade, o júri já decidiu que todas elas estarão expostas no Instituto Biapó em roaming virtual, eliminando assim o corte de seleção, que estava previsto no regulamento”, diz.
Já as premiadas serão ampliadas e expostas na Galeria Beira Rio do Biapó e no Museu Casa de Cora Coralina.
O concurso, que conta com apoio da rádio Nova Fogaréu, visa divulgar e celebrar os 280 anos de realização da procissão e da Venerável Irmandade, sua idealizadora desde 1745, bem como registrar e comemorar os 60 anos da OVAT, fundada em 1965, sua revitalizadora e realizadora.
O concurso premiará as 8 melhores fotos com a quantia de R$500. Logo, ao todo, serão R$4 mil em premiação.