Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 14 municípios goianos encontram-se em situação de emergência devido ao aumento expressivo de casos da doença. E, a Cidade de Goiás está nesta lista.
Até o momento, o estado registrou 5.689 casos confirmados e 12.777 notificações. Há ainda uma morte confirmada, de paciente em Heitoraí e mais de 15 casos de mortes suspeitas de dengue, que continuam sendo investigadas.
Na Cidade de Goiás, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento há 89 notificações e 45 casos confirmados da doença. Logo, existe um aumento significativo, em relação ao ano passado, que, nesta mesma época, contava com 39 notificações e 14 resultados positivos. Trata-se de um aumento de 300% no número de casos confirmados.
Um agravante é que, depois de 17 anos, a dengue do tipo 3 foi registrada em três cidades goianas: Anápolis, Goiatuba e Rio Verde, segundo a Secretaria de Saúde de Goiás. O grande problema da circulação do vírus é que, como a maioria das pessoas nunca teve contato com o tipo 3 da doença, pois é um vírus que não circula há muito tempo no país, existe o risco de uma epidemia aumentar o número de casos.
Vale lembrar que, ano passado, o estado enfrentou uma epidemia de dengue, com 321 mil casos confirmados e 429 mortes.
Ações
Para conter a proliferação da doença, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito diversas ações no município e distritos, como visitas domiciliares, bloqueio químico e focal, avaliação das ocorrências de casos para investigação de focos.
A equipe também tem realizado visitas em pontos estratégicos, a exemplo de ferros velhos, oficinas, borracharias, entre outros, e planeja a execução de um manejo ambiental.
Foto: Nuzeee/pixbay