Notícias

Primeira semana do ano tem alta em casos de dengue e de covid-19 na Cidade de Goiás

O ano novo começou, mas problemas antigos continuam afetando a população da Cidade de Goiás. Isso porque, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), casos de dengue e covid estão em alta na Cidade de Goiás. 

De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Controle de Vetores (NCV) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Valéria Rodrigues, nestes  primeiros dez dias de janeiro já houve 22 notificações de dengue e 12 casos confirmados por exames da doença.

“Ano passado, neste mesmo período, tivemos 35 notificações. Este ano aumentou muito e a população tem que entender que está criando focos do mosquito em casa. Cerca de 10 minutos por semana de limpeza nos quintais pode evitar muitos transtornos para saúde pública”, alerta Valéria Rodrigues. 

A coordenadora ressalta ainda que setores “do outro lado do rio”, como Santa Bárbara, Alto Santana e Vila Lions estão em situação crítica em relação à dengue. “Os quintais nestes locais estão com muito lixo. Vamos limpar o quintal e evitar o aparecimento do aedes aegypti, como de outros animais como ratos e escorpiões”, solicita. 

Ainda segundo Valéria, denúncias de locais com entulhos e lixo  que estão servindo de criadouro para o mosquito podem ser feitas através do numero: (62) 3371-7704 (NCV)  e (62) 3371-7750 (Secretaria de Saúde).

Covid-19

Em relação à covid, a SMS emitiu até um alerta informando o aumento dos casos. Até a manhã desta sexta-feira (10), 13 casos já haviam sido confirmados desde o começo do ano. 

A Coordenadora de vigilância epidemiológica, Camila Duarte, ressalta que pessoas com sintomas gripais devem procurar fazer uma checagem após três dias do aparecimento dos sintomas. “Os testes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Porém, recomenda-se que as pessoas procurem preferencialmente o Laboratório Xingu, das 7 às 17h”, orienta Camila. 

Foto: Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *