Após acidente na GO -164, em que carga de caminhão com agrotóxicos contaminou o Rio Vermelho, além da região da Cidade de Goiás, peixes mortos foram avistados também em Buenolândia, popularmente conhecida como Barra, que está a cerca de 30 km da Cidade de Goiás.
Moradores do assentamento Mata do Baú relataram que no local também estão aparecendo peixes mortos. Por isso, a Prefeitura da Cidade de Goiás e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semad) reforçam o alerta para que não se use a água do Rio Vermelho de nenhuma forma.
Uma equipe da Semad esteve no local para alertar moradores e também recolher para análise a água do rio.
Em conversa com o secretário municipal de Meio Ambiente na última terça-feira (24), ele afirmou à 99,7 que, até aquele momento, o veneno não havia chegado à Barra.
Até então, os peixes mortos tinham sido avistados apenas no Parque da Carioca, na região do Hospital São Pedro, na Cachoeira Grande e também nas proximidades do Hotel Manduzanzan.
Através de nota, a Semad informou que:
– Em razão de relatos de peixes mortos em um ponto do rio que fica a 23km de distância do ponto do acidente, no distrito de Buenolândia, o monitoramento da qualidade da água continua sendo feito na região.
– A Semad reforça a recomendação para que, por enquanto e por precaução, não se utilize água do rio Vermelho e não se consuma água de cisterna ou poço tubular a jusante do acidente (ou seja: rio abaixo).
– A empresa especializada contratada pelas fabricantes dos agrotóxicos para remover os resíduos da região finalizaram as atividades nesta quinta-feira (26). Foram gerados oito big bags de resíduo sólido, uma bombona com peixes mortos e aproximadamente 400 litros de resíduo líquido.
– As barreiras de contenção instaladas próximo ao local do acidente serão mantidas até a conclusão das análises laboratoriais.
– Os resíduos estão sendo encaminhados para destinação ambientalmente adequada.
Vídeo: Reprodução