Falta de sinalização e de fiscalização. Estes são alguns dos problemas relatados por ouvintes da rádio Nova Fogaréu, em relação ao tráfego na Rua 15 de novembro, na região central da cidade.
Isso é o que relata o atendente de uma loja nas proximidades do Mercado Municipal, Maycom Ribeiro. Segundo ele, quase diariamente acontecem acidentes na região.
“As pessoas estacionam carros dos dois lados da via e fica um espaço pequeno para os veículos transitarem. Quando passa um caminhão, muitas vezes danifica os veículos estacionados”, explica o atendente.
Além disso, Maycom ressalta que os veículos no local não respeitam a faixa de pedestres. Por estas questões, ele pede providências e fiscalização do poder público para que as leis de trânsito no local sejam mais respeitadas.
A rádio Nova Fogaréu entrou em contato com a equipe administrativa da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana. A pasta informou que, por ainda estar em fase de municipalização do trânsito, a secretaria não possui fiscais para controlar as vagas de estacionamentos.
Segundo a secretaria, a municipalização permitiria que os recursos vindos das multas de trânsito retornassem para o município e fossem usados, como, por exemplo, para sinalização das ruas e transporte público da cidade.
Porém, ainda segundo a pasta, a municipalização foi votada na gestão da prefeita Selma, mas ainda depende de processos, como a criação do departamento Jari, responsável por deferir ou indeferir multa. Tal departamento não foi concluído nesta gestão, mas é uma das promessas de governo do próximo mandato do prefeito Aderson Gouvea.
Enquanto a solução definitiva não vem, a secretaria ressaltou que a equipe vai providenciar a colocação de sinalização vertical (placas) para melhorar o fluxo do trânsito naquela localidade.
Um levantamento feito pela Rádio Nova Fogaréu verificou que existem outros pontos problemáticos com estacionamentos dos dois lados da via na cidade.
Locais, como a Avenida Beira Rio, Avenida São Pedro (próxima ao Hospital São Pedro D’Alcântara) e a Rua Gonzaga Jaime (do Supermercado Mega), também apresentam trânsito problemático.
vídeo: Maycom Ribeiro