Além de locutor no rádio vilaboense, Luiz Carlos Fernandes, que morreu nesta sexta-feira (29), também fez história no mundo do Futsal, como árbitro. Chegou a apitar jogos dos campeonatos brasileiros e sul-americanos, paulista, campeonatos goianos, entre vários outros.
Conforme o irmão de Luiz Carlos, Bedeu Fernandes, sua carreira como árbitro começou na década de 1970, em São Joaquim, cidade serrana de Santa Catarina. “Ele era federado e foi considerado, juntamente com Daniel Pomeroy, do Rio de Janeiro, como os melhores da modalidade mundialmente”, disse ele, ressaltando que enquanto Luiz era árbitro, ele era jogador de futsal.
Em 2000, quando o juiz brasileiro Sérgio Ricardo Camanho foi convocado para integrar o quadro de arbitragem do Campeonato Mundial de Futsal, ele citou Luiz Carlos, em entrevista ao portal Terra, como um dos maiores nomes na função.
“Eu era considerado um bom árbitro, mas ainda não tinha o equilíbrio entre a punição e o bom senso. Com o passar dos anos fui ganhando experiência e também com a observação dos grandes árbitros do Brasil aprendi muito com eles, como o Daniel (Pomeroy), das Dores, Paulo Vecchi e Luiz Carlos Fernandes”.
Mais talentos
O irmao de Luiz, Bedeu enfatiza também os outros talentos do radialista “Nosso irmão mais velho era dono de uma voz especial como cantor, tinha um conjunto Criciuman Boys. Era um grande profissional também na área do imobilismo, trabalhou comigo por muitos anos até mudar para São Paulo e depois ir para Goiás”, destaca.