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Não saiu bem no primeiro dia do Enem. E agora? Professor de física do IFG, dá dicas para alunos

Neste último domingo (3), estudantes de todo o Brasil participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, foram 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação, que teve o tema ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’. 

Os alunos irão enfrentar mais 90 questões no próximo domingo (10), mas dessa vez sobre os conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza. Diante disso, alguns estudantes podem se sentir desmotivados após não terem tido o desempenho esperado no primeiro fim de semana de provas.  

Conversamos com o professor de física do Cursinho do IFG, Stênio Oliveira que trouxe algumas dicas para os alunos que vão fazer a prova no próximo domingo. De acordo com ele, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o método de correção do Enem, é muito complexa para calcular a nota, logo, o caso pode ser que o aluno tenha apenas a impressão de que não saiu bem. “Pode ser que suas impressões não sejam verdade. Não crie ansiedade em relação a isso e não deixe de fazer a prova de domingo”, diz.

Para a prova de Matemática, Stênio ressalta que as provas cobram conteúdos mais básicos. “Se for fazer revisão, e eu recomendo que faça, comece por razão e proporção, cálculos de porcentagem e regra de três”, salienta. 

Para quem quiser ir além, o professor sugere conteúdos, como: análise combinatória e probabilidade, que segundo ele sempre caem. “Não esqueçam das fórmulas de geometria, principalmente as expressões em relação às áreas e volumes das principais figuras geométricas”, alerta.

Em relação à prova de Ciências da Natureza, ele explica que cai também conteúdos básicos e de forma conceitual. “Se tiver dificuldades nas áreas da matemática, física e química, não se preocupe porque o conteúdo conceitual é mais importante que o quantitativo em matemática nestas provas”.

Especificamente para as questões de física, Stênio recomenda estudar conteúdos como: energia mecânica, teorema da energia mecânica e princípio geral da conservação da energia.

Já em óptica, ele acredita que o estudante deve focar na revisão dos conceitos de refração da luz e os princípios físicos do funcionamento do olho humano.

“Em ondulatória, deve-se dar ênfase nos conceitos dos fenômenos ondulatórios de: reflexão, refração e difração. Para eletricidade eletrodinâmica, que é a que mais cai, foque sobretudo nas partes circuitos simples, lei de ohm, efeito Joule e noções de instalações residenciais”.

O professor ressalta ainda que, para quem não tem livro, a internet pode substituir, principalmente em relação aos assuntos mais tradicionais das ciências da natureza. 

Foto : Tribuna do Planalto

 

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