Igreja em homenagem à Padroeira do Brasil atrai centenas de fiéis para homenagear a santa, com missas, quermesse e, claro, romaria
Nas primeiras semanas de outubro, católicos moradores da Cidade de Goiás e da região, guardam com carinho e devoção o costume de participar de uma das mais queridas festas religiosas do município: a celebração Nossa Senhora da Conceição Aparecida, celebrada no Santuário Diocesano de Areias, no Povoado de Areias, localizado a cerca de 9 km da Cidade de Goiás.
Realizada entre os dias 3 e 12 de outubro – termina na data que é celebrado o dia oficial da Padroeira do Brasil -, a festa inclui missas, quermesses e, claro, a romaria, que atrai, além de fiéis da Cidade de Goiás, Itaberaí, Mossâmedes e até Itauçu, que chegam a pé no santuário.
A expectativa é que até o último dia de celebração passem pela Igreja de Areias milhares de fiéis. De acordo com o pároco da Catedral de Santana, padre Augusto César, desta vez a Igreja Católica escolheu como tema: “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”.
O tema, conforme o pároco, vem a calhar com o espírito acolhedor da Igreja de Areias. “O santuário de Areias é visitado o ano todo e, antes de ser o um espaço geográfico ou um prédio arquitetônico, é um santuário de oração e ali as pessoas se encontram realmente para poder ter uma experiência com nossa querida ‘mãe do céu’, Nossa Senhora Aparecida”, diz.
Programação
Para celebrar a santa mais querida do país, até dia 11, são realizadas no santuário missas diárias às 19h e, as quermesses, que ocorreram no primeiro final de semana da festa, retornam a partir do dia 10, sempre após a missa.
Ainda no dia 11 vai acontecer a Caminhada da Fé Nossa Senhora Aparecida. A concentração será às 23h30 na Catedral de Santana e de lá os fiéis partirão para seguir a pé os 9 km que separaram a Cidade de Goiás e o Santuário de Areias.
“Partiremos em caminhada, cantando, pedindo intercessão da Mãe. Teremos distribuição de águas e apoio da Polícia Militar. Preparem o tênis e, com fé, vamos seguir para Areias em um momento especial”, convida o padre.
Já no dia 12 de outubro, as missas começarão de madrugada. Vai haver celebrações às: 3h, 5h, 7h, 9h e 16h. Às 18h, sairá uma carreata da Catedral de Santana e, em seguida, será realizada a última celebração do dia.
Durante o dia 12, a prefeitura disponibilizou coletivos gratuitos para ajudar fiéis e romeiros a chegar ou voltar do santuário. Veja os horários no box.
Popularidade
A festa é um marco na religiosidade da cidade e os milhares de fiéis possuem diversas histórias de graças. Uma delas é Ùrsula Elibênia, 57, moradora da Colônia de Uvá, que há 25 anos faz questão de chegar ao santuário a pé, após ter recebido diversas graças.
“Meu irmão sofreu um acidente, era para ter ficado paraplégico, mas com nossa fé em Nossa Senhora Aparecida, recuperou-se plenamente. Eu não consigo nem falar”, disse ela, contendo a emoção.
O pároco Padre Augusto acredita que onde e como a imagem foi encontrada ajudou Nossa Senhora Aparecida, que é um título de Nossa Senhora, a se tornar tão querida por todo país.
A imagem foi encontrada por três pescadores, em 1717, quando foram ao Rio Paraíba pescar, mas não conseguiram pegar nenhum peixe. Fizeram, então, uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus.
Logo após, um dos pescadores jogou a rede no rio novamente e apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. No entanto, faltava a cabeça. Ao lançar a rede mais uma vez pegou a cabeça que se encaixava perfeitamente no corpo e, depois disso tiveram de voltar porque no barco não cabiam mais tantos peixes.
Conforme Padre Augusto, depois deste acontecimento, a devoção à Nossa Senhora Aparecida se espalhou pelo Brasil e chegou com força na Cidade de Goiás, devido à ação de Deus e ao contexto de onde foi encontrada, para aquela comunidade simples de pescadores.
“A imagem encontrada é negra. Alguns querem dizer que estava dentro da água, por isso ficou negra, para negar a presença de Maria para um povo que não era bem querido, amado não tinha valorizado os seus direitos. Nossa Senhora se revela para este povo que precisa de uma confirmação da presença e dos cuidados de Deus e ela vem como a mãezinha do céu”, explica.
SAIBA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FESTA
Vai haver coletivos no Dia 12 de outubro?
Sim, a Prefeitura da Cidade de Goiás disponibilizou ônibus gratuito que vai sair da prefeitura nos horários: 6h30, 8h30, 15h e 18h30. Vai sair do santuário às: 4h, 6h, 8h, 10h30, 17h e 20h30.
As missas do dia da Padroeira do Brasil vão começar de madrugada?
As missas começarão de madrugada. Vai haver celebrações às: 3h, 5h, 7h, 9h e 16h. Às 18h, sairá uma carreata da Catedral de Santana e, em seguida, será realizada a última celebração do dia.