Os incêndios florestais continuam causando destruição no município e região. Nos últimos dias, queimadas chegaram à Serra Dourada e a morros da região, como o Morro das Lajes, que, inclusive, causaram riscos a moradores da região, principalmente aos residentes do Quilombo Alto Santana.
A queimada mais próxima à cidade começou na antiga Estrada Imperial e se espalhou para o Morro da Índia, Morro das Lajes e Parque da Carioca.
“Ontem (na última terça-feira, dia 1º), passamos o dia protegendo as casas que fazem divisa com o morro, pois o fogo estava bem próximo. O trabalho continua, agora com uma equipe maior, de sete bombeiros”, explica o capitão Robledo.
Ainda conforme o capitão, a estratégia agora é cercar o fogo e não deixar propagar para outras áreas. “E se tiver um lugar que dê para chegar nas chamas, devido à dificuldade de acesso, a gente vai fazer o combate direto e apagar. O que atrapalha é o mato alto e seco, além dos fortes ventos”, detalha.
O Corpo de Bombeiros, desde o último domingo (29), a corporação combate também uma queimada no Parque Estadual da Serra Dourada (PESD), porém, do outro lado da área de preservação, na região do município de Mossâmedes.
Ainda de acordo com os Bombeiros, a queimada é de grandes proporções e, até a última terça-feira (1º), estava localizada em três frentes do parque. Para conter as chamas, atuam nesta ocorrência 17 bombeiros e 8 brigadistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Foto: Warley Eterno