As queimadas chegaram até o Centro Histórico da Cidade de Goiás. Um incêndio na noite da última terça-feira (10) aconteceu em lote baldio, na Travessa Darcília Amorim, no fundo da Catedral de Santana. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas trouxeram risco à população, já que chegaram bem perto da casa de moradores da região.
“No local, havia restos de árvores cortadas e gerou chamas muito altas, colocando as residências vizinhas em perigo. Deslocamos duas viaturas de combate a incêndio e o fogo foi extinto antes de atingir as residências em risco”, explica o capitão do Corpo de Bombeiros Robledo.
Conforme a moradora das proximidades, Preta Sanches, a queimada trouxe pânico à vizinhança. “A maioria dos moradores já tinha dormido, quando escutei o trepidar, achei que era chuva e não era. A sensação que tinha era que tinha pegado fogo na casa de minhas vizinhas, uma cena muito assustadora. Os bombeiros agiram rápido”, conta.
Ainda segundo a moradora, o local onde ocorreu o incêndio já foi motivo de várias ações dos moradores, que criaram até uma comissão para impedir que as pessoas joguem lixo no local. “Precisava que isso acontecesse para chamar a atenção para esta área”, diz.
A rádio Nova Fogaréu entrou em contato com a prefeitura, em relação à fiscalização destes terrenos baldios, já que cabe à administração pública aplicar multas aos proprietários que não realizam a limpeza de seus lotes.
De acordo com o diretor de Arrecadação e Fiscalização, órgão ligado à Secretaria de Finanças, Jairo Neves. Ele explicou que neste caso específico, a prefeitura já fez diversas notificações ao proprietário, porém, disse, todas as incursões que fizeram no local não tiveram resultado porque o problema está na identificação dos moradores da região que têm jogado lixo no local.
“Vamos tomar providências e exigir que o proprietário feche o local com um muro e construa uma calçada, para que possamos resolver o problema”, explica o diretor.
Foto: Marise Curado
Vídeo: Preta Sanches