Notícias

Livro com memórias da infância na ditadura será lançado na Livraria Leodegária, neste sábado (24)

Será lançado neste sábado (24), na Livraria Leodegária, que está localizada no Mercado Municipal, o livro “1964 – Eu era criança e vivi”. O livro reúne 19 depoimentos de pessoas que, nos primeiros anos do golpe militar, eram crianças ou estavam no início da adolescência. 

 

Lembranças, ainda que fragmentadas, impressões, vivências, emoções de quem ainda não entendia bem o que estava acontecendo, compõem um painel revelador de como a ditadura foi percebida por quem tinha entre seis e 14 anos de idade em 1964.

 

O lançamento é uma realização dos autores, das Mulheres Coralinas e da Livraria Leodegária, e integra a programação do Agosto Literário, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, da Prefeitura de Goiás, do Coletivo de Autoras e Autores e de Parceiros. O evento homenageará os poetas Cora Coralina, Divina Paiva, Leodegária de Jesus e Félix de Bulhões, todos nascidos em agosto.

A maioria dos textos é de jornalistas, mas os autores vêm de diversas profissões – há agente comunitária, antropólogo, arquitetos, artista plástico, corretor de imóveis, curadora artística, fotógrafa, maestro, odontologista, publicitário, socióloga. Muitos tinham familiares engajados de alguma forma na luta contra a ditadura e viram, ainda bem jovens, parentes serem perseguidos, presos ou ameaçados; testemunharam a queima de livros; tiveram de mudar de escola, de cidade e até de país, acompanhando os pais que fugiam da repressão.

 

O livro contém histórias surpreendentes de como se driblava o cerco policial; relatos de como o regime militar acabou por gerar horror à opressão e provocar, nos jovens e adultos de depois, a militância em defesa dos direitos humanos e da democracia; e registros de inquietações e de muitas perguntas.

 

A organização da obra é de Márcio Vianna e Rita Nardelli; a revisão e edição são de Beth Nardelli, Inaê Amado e Rita Nardelli; as ilustrações, de Marcus Marconi; a produção executiva, de Inaê Amado. Marúcia Lima participou da formatação do projeto. A editora é a Caravana Grupo Editorial.

 

As crianças de então:

Carlito Rodrigues, Graciela Beatriz Ogas, Inaê Amado, Irmânio Sarmento de Magalhães, José Roberto Bassul, Luciana Castello Branco, Luiz Philippe Torelly, Márcio Vianna, Marcus Marconi, Maria Inês Nassif, Marúcia Lima, Maurício Soares Barbosa, Mônica Velloso, Rênio Quintas, Rita Nardelli, Sônia Pompeu, Suzana Varjão, Tânia Pistorio Pires, Valéria Machado Colela.

 

Serviço

Lançamento do livro 1964 – Eu era criança e vivi

Data: 24 de agosto de 2024

Horário: 10h

Local: Livraria Leodegária, Mercado Municipal

Valor: R$ 60,00

 

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *