A Cidade de Goiás vai receber um concerto de alto nível em mais uma edição da série “Encontros de Música e Fé”. Neste sábado (10), às 20h, se apresenta na Igreja de Nossa Senhora D’Abadia, o Trio de Metais formado pelos músicos: Tonico Cardoso (trompete), Alessandro da Costa (trompete) e Jackes Douglas (trombone).
O projeto, que traz coordenação geral de Salma Saddi e direção artística de Andréa Teixeira e a produção de Alex Pereira e Marielly Silva, tem como um de seus objetivos fazer com que vilaboenses e turistas tenham acesso às igrejas históricas, aliado às performances de grandes nomes da música.
A iniciativa começou no ano passado com o concerto do duo conhecido nos palcos mais importantes do globo, formado pelo pianista isralense Ammiel Bushakevitz e pela soprano Laetitia Grimaldi, na Igreja Nossa Senhora D’Abadia.
Outro show histórico da série “Encontros de Música e Fé”, foi o do cantor Marcelo Barra ao pôr do sol e do alto da Igreja Santa Bárbara. O projeto recebeu ainda apresentações da pianista flautista Andréa Teixeira e do violonista Felipe Valoz, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, e do violeiro Marcus Biancardini, na Igreja São Francisco de Assis.
Os artistas
Tonico Cardoso é mestre e doutor em música, além de professor de trompete da Universidade Federal de Goiás. Por 20 anos foi trompetista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. Já fez recitais em várias cidades da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Tem se destacado como um dos professores mais convidados em Congressos e Master-classes em todo o Brasil. É membro fundador do Brazilian Trumpet Ensemble e coordenador do grupo Trompetes do Cerrado.
Alessandro da Costa é mestre e licenciado em Música. Como trompetista interpretou obras para Orquestra Sinfônica de Goiânia e Ribeirão Preto, além de duos, trios, quartetos e quintetos em igrejas, teatros, auditórios e espaços abertos. Destaque para a atuação em quintetos de metais. É um dos membros fundadores do Quinteto Metais do Cerrado, que está em atividade desde 2013. É Professor Efetivo do IFG – Campus Goiânia Oeste desde 2015. Atualmente tem atuado como trompetista nos Trompetes do Cerrado, na Banda Tonico do Padre e Quinteto Metais do Cerrado.
Jackes Douglas Nunes Angelo – Mestre em Performance Musical pela UFG (2015) e doutorando em Música pela USP é professor no curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, participou de diversos festivais. Foi trombonista da Orquestra Sinfônica de Goiânia e desde 2011, dedica-se à pesquisa e colaboração com o compositor Estercio Marquez Cunha, desenvolvendo novas técnicas e ampliando o repertório de vanguarda para trombone, estreando suas obras em recitais solo e de câmara e se apresentando como solista em diversos estados brasileiros.
Fotos: Divulgação