Eventos, Notícias

Acontece nesta quinta-feira (13), último dia da Trezena de Santo Antônio, com distribuição de “pãezinhos”. Conheça a história do “santo casamenteiro”

Após duas semanas de celebrações, chega ao fim nesta quinta-feira (13), a Trezena de Santo Antônio, que está sendo realizada no Santuário do Rosário. A programação deste último dia terá missa às 19h seguida pela famosa distribuição dos famosos pãezinhos de Santo Antônio. 

 

Santo Antônio ficou conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família influente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte.

Também desenvolveu um grande amor pela figura do Menino Jesus e teria recebido visões Dele, enquanto estava em oração. Por isso, o santo é representado carregando-O nos braços, junto a um ramo de lírios, símbolo da castidade. 

A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história.

Santo Antônio fez vários milagres em vida e um dos mais famosos é o da pregação aos peixes. Quando o santo estava na Itália, se dirigiu à cidade de Rimini para evangelizar os hereges. Como não foi ouvido, passou a falar da palavra de Deus para os peixes que prontamente apareceram com as cabeças fora d’água. 

O santo é amplamente conhecido ainda como o “Santo Casamenteiro”. Isso porque ajudava as mulheres que não conseguiam se casar por falta de dote. Recorreu à generosidade das pessoas para ajudar essas mulheres a realizarem o sacramento do matrimônio, mostrando sua sensibilidade às dificuldades do povo.


Foto: Arq de Sorocaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *