Notícias

Sai nesta quarta-feira (27), a Procissão Fogaréu. Veja 5 curiosidades do tradicional evento

A Cidade de Goiás se prepara para receber cerca de 20 mil pessoas atraídas pelas belezas da Procissão do Fogaréu. Role para o lado e saiba todos os detalhes deste tradicional evento. 

 

Quando surgiu?
Trata-se de uma tradição que remonta ao século XVIII, com registros de sua realização na cidade de Sevilha (Espanha).  Em Goiás, estima-se que a Procissão do Fogaréu passou a ser realizada por volta de 1745, até seu desaparecimento no início do século XX. A partir de 1965, com a fundação da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), a tradição foi reinventada a partir de pesquisas.

 

Como participar?

A procissão sai pontualmente à meia-noite, em frente ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte. Para participar, basta comparecer ao local por volta das 23h. A organização recomenda que quem vai acompanhar a procissão compareça com os cabelos amarrados e de tênis. 

 

Procissão tem 2 paradas
Da Praça do Coreto, a procissão segue para o Santuário do Rosário, que representa o local da última ceia. Lá os farricocos descobrem que Cristo já saiu. Então, segue rumo à Igreja São Francisco de Paula, que simboliza o Monte das Oliveiras. Lá, encontram Cristo e, ao som do toque de clarim, prendem Jesus, representado pelo Santo Sudário. Após o sermão do bispo Dom Jeová, os farricocos retornam ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte.  

 

Fogaréu é repleta de simbologias
Os farricocos são personagens encapuzados que representam os soldados romanos em perseguição a Cristo, numa dinâmica que remonta às cerimônias espanholas de Toledo e Sevilha e ao período da inquisição. De acordo com Rodrigo Pássarus, as roupas coloridas são para trazer a beleza cênica e figuração artística ao se contrastar com as labaredas. 

 

Obra de Veiga Valle foi substituída

A obra original do Santo Sudário, que representava Cristo na procissão e foi pintada por Veiga Valle, foi substituída para preservação está no Museu de Arte Sacra. A obra atual é assinada apela bisneta de Veiga Valle, a Sra. Maria Veiga.

 


E se chover?
As previsões apontam para chuvas intensas. Caso o prognóstico se confirme, a organização afirma que irá esperar a chuva passar. Se não cessar, pode ser adiada para quinta-feira. 

 

Fotos: Secom/Patrícia  Mousinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *