Meio ambiente, Notícias

Notificações de dengue no 1º trimestre deste ano já empatam com número total de casos em 2023

Até o fechamento desta edição, já haviam sido notificados pela Secretaria Municipal de Saúde 140 casos da doença neste ano. Em 2023 foram 140 notificações

RARIANA PINHEIRO

Assim como no estado e no país, a saúde pública da Cidade de Goiás tem se mobilizado para uma luta contra o Aedes Aegypti, o mosquito causador da dengue, zika vírus e chikungunya.  Até o fechamento desta edição já haviam sido notificados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 140 casos da doença na Cidade de Goiás.

Com a epidemia de dengue no país, o número de casos notificados este ano na Cidade de Goiás já é semelhante ao registrado durante todo o ano passado, em houve 140 notificações..

No estado os números também têm batido recordes. De acordo com a superindente de vigilância em saúde da Secretaria de Estado de Sáude (SES-GO), Flúvia Amorim, 2024 já considerado o pior ano para dengue em Goiás, com aumento de 232% de aumento de casos. Os dados foram divulgados em coletiva da SES, nesta quinta-feira (14).

Até esta data, no estado já haviam 53 casos confirmados, 116.195 casos notificados, 49 mortes confirmadas e 67 óbitos em investigação. Em 2023, Goiás confirmou 69.487 casos durante todo o ano, com 124.142 notificações.

O número de óbitos confirmados no ano foi de 51. Além disso, nas 9 primeiras semanas do ano passado, foram notificados 27.485 casos de dengue. Quando comparados com os dados das 9 primeiras semanas de 2024, o Estado já notificou quase 70 mil casos a mais do que no ano passado.

Ações

Em âmbito municipal, de acordo com o diretor de vigilância em Saúde da Cidade de Goiás, Weder de Bastos, a situação é de atenção, mas ainda está tranquila.  “Mas precisamos que a população se conscientize a limpar seus quintais”, explica.

Entre ações da pasta para conter a proliferação do mosquito, está o manejo ambiental nos setores como Aeroporto e Rio Vermelho.

“A pasta recomenda que os moradores recebam os agentes comunitários de saúde e endemias em sua casa para as orientações e informações e tirem, ao menos dez minutos por semana para fazerem a limpeza em casa de objetos que possam acumular água”, aconselha o diretor.

Como forma de conscientização das novas gerações, Weder conta que a pasta também está realizando trabalho de educação e saúde nas escolas municipais com ações lúdicas, mas informativas.

Vale lembrar que para informações sobre o manejo ou denúncias, o número da Secretária Municipal de Saúde é (62) 3371-7750.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *