Notícias

Lar São José completa 102 anos nesta terça-feira (19). Conheça a história deste espaço

Neste Dia de São José, a Cidade de Goiás comemora ainda os 102 anos do Lar São José. Para celebrar a data, a instituição centenária realizou na manhã desta terça-feira (19), uma missa, celebrada pelo presidente do Lar São José, Frei Cristiano Bhering, que contou com a presença das crianças e voluntários do espaço. 

 

A história do Lar São José começou em 1922, quando Dr. Neto deixou uma considerável herança para criação de uma fundação com o objetivo do cuidado das órfãs da cidade de Goiás. De 1922 até 1957, o orfanato funcionou na antiga residência do Dr. Neto, na rua Dr. Joaquim Rodrigues (rua da Pedra). 

 

Para oferecer melhores condições de vida para as órfãs e um espaço mais adequado para tal instituição, o então bispo de Goiás, D. Cândido Penso e o frei Reginaldo Orlandini, fizeram uma campanha para uma nova sede, com o lançamento da pedra fundamental em janeiro de 1958. A antiga casa do Dr. Neto deu lugar ao novo edifício. 

 

O Lar São José foi inicialmente instituído como orfanato, funcionando como tal de 1922 até 1978. Depois, por força de lei, ele foi transformado em uma escola, assim como funciona hoje, uma escola mista, que atende da 1ª até a 5ª série do ensino fundamental, de tempo integral.

 

O espaço serve café da manhã, almoço, lanche e na saída mais um lanche reforçado para a criança não dormir com fome, pois são, na maioria, crianças de lares pobres. Além do das atividades escolares, são feitos trabalhos artísticos, culturais, esportivos e sociais com os alunos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *