Em menos de 12 meses de atuação, a emissora ultrapassou as ondas do rádio, produziu e apoiou eventos que auxiliaram na retomada cultural e do comércio na Cidade de Goiás
Era 26 de dezembro de 2022, após o Natal, naquele momento do ano em que muitos são contaminados por fagulhas de esperança. Foi nessa época que as ondas da Nova Fogaréu se propagaram pela primeira vez na Cidade de Goiás, com um bate-papo de apresentação com todos os locutores.
Ao longo do ano, a emissora mostrou grade consistente, capaz de acompanhar os vilaboenses todo dia. Primeiro vem o “Café Prosa e Viola”, com Robson Martins, depois Juão Paulo com “Super Manhã”, que preenche o dia de animação.
Em seguida, vai ao ar Luiz Carlos, que traz elegância, no seu bom dia no Revista Nova Fogaréu. “Tem gente que não sai de casa sem antes ouvir as previsões da Dança dos Signos”, celebra. Em seguida, o Sala de Notícias traz informações com todo conhecimento e irreverência de Alex Pereira.
Na sequência, o “Fogaréu Esporte” entra no ar com um time de craques do rádio goiano. Apresentado por André Isaac, a equipe conta como os comentários de Charlie Pereira, Juão Paulo Rodrigues e reportagens de Wendel Pasqueto.
A tarde também começa com Alex Pereira ao lado do radialista Orlando Sá, cuja história se confunde com a do próprio rádio na Cidade de Goiás, no “Estúdio 99”. O programa é cheio de humor e interatividade.
O dia finaliza com Robson Martins e seu “Parada Sertaneja”. Já a noite fica mais interessante com todo conhecimento de música e mundo de Dell Wendel, com o programa “Noite Fogaréu”.
Jornal impresso, site e TV
A Nova Fogaréu neste ano teve ainda a preocupação de gerar conteúdo em diversas plataformas. Para possibilitar uma informação completa, através de matérias aprofundadas que falam sobre os dilemas, recorda fatos importantes da história e cobram novas ações para o futuro da antiga Vila Boa, nasceu, em julho, o Jornal Nova Fogaréu.
Desde então, já são seis edições da publicação mensal que já trouxe, por exemplo, reportagens especiais, sobre o acidente que contaminou o Córrego Gouvêa, a novela da Clínica de Hemodiálise, a história de Buenolândia e Damiana da Cunha e muito mais.
Este ano, a rádio disponibilizou ainda informação e cultura nas redes sociais e, em novembro, inaugurou o seu site. Assim, os leitores podem acessar o conteúdo da emissora da forma que achar melhor.
Mais que uma emissora
Além da programação vitaminada por música e informação e do conteúdo em diversas plataformas, a emissora traz o compromisso de ajudar o município a desenvolver suas imensas possibilidades nas áreas social, econômica e cultural.
De acordo com a diretora administrativa da rádio Marielly Silva, ajudar os ouvintes e instituições de caridade foi uma das prioridades da emissora. “Levamos a sério a meta de ajudar em precisa”, diz a diretora.
Neste intuito, um dos primeiros projetos desenvolvidos pela empresa foi o Folia Nova Fogaréu, que aconteceu em pleno domingo de carnaval. O evento aconteceu no Mercado Municipal e trouxe o show da cantora Bárbara Castilho.
A Folia Nova Fogaréu produziu abadás, que podiam ser trocados pela doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene ou limpeza ou ração para pets.
Já no feriado mais doce do ano, a Páscoa, a emissora, com parceiros, trouxe outra ação, em que entregou 1500 ovos de chocolates em bairros da cidade.
Outra ação beneficente aconteceu em comemoração ao Dia das Crianças, no Parque da Carioca. As belezas do espaço foram incrementadas com pula-pula, brinquedos infláveis e não parou por aí: teve pipoca, algodão doce, sorvete, “concurso do cabelo louco” e todas as crianças saíram do local com brinquedos e doces na mão. Além disso, ficam à disposição da comunidade vilaboense na sede da rádio, no João Francisco, mensalmente 20 cestas básicas.
Novas possibilidades
Dar acesso a entretenimento e cultura foi outro foco neste primeiro ano da emissora, que produziu diversos e emocionantes projetos musicais, como o Nova Fogaréu Cultural. A primeira edição aconteceu na Praça do João Francisco e houve ainda edições no Mercado Municipal e na Rua do Encontro.
E, com intuito de abraçar o erudito e o popular, além de trazer vida às igrejas centenárias da cidade, nasceu o “Encontros de Música e Fé”, que é realizado pela Nova Fogaréu em parceria com o Instituto Biapó e Catedral de Sant’Ana. O evento possibilitou momentos históricos para a cidade de Goiás neste ano.
O projeto começou com o concerto do duo conhecido nos palcos mais importantes do globo, formado pelo pianista israelense Ammiel Bushakevitz e pela soprano Laetitia Grimaldi, na Igreja Nossa Senhora D’Abadia.
Outro show histórico da série “Encontros de Música e Fé” se tornou um dos momentos inesquecíveis da história recente dessa cidade. Trata-se do show do Marcelo Barra ao pôr do sol e do alto da Igreja Santa Bárbara.
O projeto recebeu ainda apresentações da pianista flautista Andréa Luísa Teixeira e o violonista Felipe Valoz, na Igreja Nossa Senhora do Carmo e do violeiro Marcus Biancardini, na Igreja São Francisco de Assis.
“Essas igrejas lindas de Goiás, se não tiverem vida constante, vão deteriorar, porque são feitas de elementos construtivos do barro e precisam estar sempre abertas. Achei formidável, porque estas igrejas são nossa história. Estamos indo atrás do que há de melhor para trazer às igrejas”, diz a historiadora e ex-superintendente do Iphan, Salma Saddi, uma das organizadoras do projeto.
O tradicional Concerto de Páscoa também passou a fazer parte do portfólio da Nova Fogaréu. Antes promovido pelo Iphan, em 2023 passou a ser organizado pela emissora, que já se prepara para a edição de 2024.
Outro evento que ganhou reforço da emissora foi o “Diálogos Musicais” que, com a curadoria da pianista Andréa Teixeira, promoveu uma intensa agenda musical com atrações nacionais e internacionais dentro da programação do projeto “Goiás, Cidade Musical”.
Conte conosco
Se uma ideia é boa, a Nova Fogaréu abraça: ao notar as possibilidades da Rua do Encontro, na Rua Moretti Foggia, no Centro da cidade, a emissora não hesitou em apoiar. A ideia partiu dos comerciantes do espaço no começo do ano, ao fechar a rua, ocupá-la com mesas e oferecer diversas opções gastronômicas e shows ao vivo, que são patrocinados pela Rádio Nova Fogaréu.
Deu certo. A Rua do Encontro se consolidou. “Graças a apoios, como da rádio Nova Fogaréu, a Rua do Encontro se estabeleceu como novo point da cidade. Trouxe lazer e opções gastronômicas para Goiás. Deu uma nova cara para Goiás. Esperamos que ano que vem a Rua do Encontro cresça mais”, diz o proprietário do Bar do Tales, Tales Neto.
De acordo com Alex Pereira, apoiar projetos e dar espaço e oportunidade para músicos e artistas locais é uma forma de devolver à cidade tanto apoio que recebeu neste início do projeto.
“A aceitação dos vilaboense em relação às propostas da emissora foi uma das grandes conquistas do projeto neste primeiro ano. Nós conseguimos atingir as metas em seis meses que planejamos para um ano. Tudo isso devido ao empenho da nossa equipe e à população e empresários que abraçaram nosso projeto”, explica.
Foco no audiovisual
Muito mais está por vir em 2024, conforme o diretor executivo da emissora, Alex Pereira. Segundo ele, a programação terá diversas novidades, porém, o foco será o audiovisual.
“Fechamos convênio com audiovisual do Instituto Federal de Goiás (IFG) e estamos fazendo documentário do João Francisco. Então, com esta parceria, ano que vem pretendemos dar ênfase no audiovisual, mas em produções que possam trazer o resgate e manutenção da memória, seja de lugares ou pessoas da nossa cidade”, adianta o diretor, ressaltando que a transmissão de eventos esportivos também deve ser ampliada ano que vem.